Terceirização
Introdução
Terceirização, uma palavra que vem sendo pronunciada constantemente e cresce gradativamente como um eficaz caminho para a redução de custos. Passando para entidades externas (empresarial, autônomo ou cooperativa) atividades tradicionalmente executadas pela própria organização. Trataremos desse assunto com mais detalhes, dando exemplos e citando as vantagens e desvantagens desta gestão. - Organização como exemplo:
Brasif S/A
Uma empresa que atua na área de maquinas pesadas, Investimento imobiliário, Agropecuária. Mas vamos falar da Brasif na Parte de maquinas pesadas. A Brasif compra as maquinas na mão dos fabricantes e revende as mesma (representante de algumas marcas). Localizada em Belo Horizonte, Jundiaí/SP, Serra/ES, e outros estados, a matriz sendo no Rio de Janeiro.
Seus setores terceirizados são: de limpeza, segurança, informática, saúde e alimentação.
Sabendo que Terceirização é um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros, estabelecendo uma relação de parceria, vamos entender melhor sobre suas “vantagens e desvantagens”.
Continuando com o exemplo citado, a BRASIF se beneficia com a terceirização de tais setores com redução de custos e de maiores responsabilidades ficando mais concentrada em tarefas essencialmente ligadas ao negocio em que atua. No setor de alimentação, por exemplo, no caso de não optar pela terceirização a empresa tem que montar uma estrutura adequada de refeitório, contratar cozinheiros, nutricionista, contratar fornecedores de alimentos, etc. Ou seja, um setor a mais para ser administrado detalhadamente e obter gastos mais elevados.
Os benefícios atingidos com a terceirização vêm trazendo muitas vantagens para as empresas, independente do segmento de atuação de cada uma. Mas vale ressaltar alguns cuidados diante do processo de terceirização, um dos mais freqüentes fatores de risco é encontrado na hora de estabelecer uma parceria, sendo que o terceiro deve