Crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?
AO CURSO SERVIÇO SOCIAL
CLAUDIA SABRINA AMARAL DE LIMA
O serviço Social e sua pratica no cotidiano do Serviço Social
Palmares
2010
CLAUDIA SABRINA AMARAL DE LIMA
O serviço Social e sua pratica no cotidiano do Serviço Social
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social III da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Etica e Legislação Profissional. Prof.Clarice da Luz Kernkamp
Palmares
2010
Introdução
Representando um fenômeno típico da sociedade capitalista em sua fase monopolista, o Serviço Social surge de modo a garantir a reprodução desse modo de produção e das relações sociais que sustentam o trabalho alienado.
Mesmo sendo polarizado por interesses divergentes, a tendência histórica do Serviço Social foi, até a década de 1980, a de ser polarizado pela classe dominante, igualmente a ética profissional foi influenciada pelos projetos societários aos quais esteve articulada.
Todavia, o debate ético, iniciado nos anos 1990, pautado sobre uma reflexão ético-crítica, que buscava romper com o tradicional conservadorismo a que a profissão vinculou-se - cujas intenções de ruptura com o mesmo adentraram a profissão ainda na década de 1960 -, promoveu a construção do Código de Ética Profissional de 1993 que, tendo como valor ético-central a liberdade, se propõe a erigir as bases para construção de uma nova ordem societária e defende a promoção do homem na sua condição humano-genérica.
O serviço Social e sua pratica no cotidiano do Serviço Social
O surgimento do Serviço Social no Brasil se dá vinculado à Igreja para a recuperação e a defesa de seus interesses junto às classes subalternas e à família operária “ameaçada” pelas idéias comunistas. Como estratégia dos setores dominantes para sua legitimação, o Estado irá