Criança e Adolescente
Curso- Serviço Social, 6º semestre
Disciplina – Politica social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso
Tutor EAD –
Tutor Presencial- Elaine
ATPS de Politica social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso.
Alunas:
Ana Moura
Keline RA
Goiania- GO, 03 de Novembro de 2014.
Introdução
A sociedade passa por grandes modificações, a tecnologia avança, os meios de comunicação bombardeiam com fatos e dados, a vida é cada vez mais agitada, o tempo cada vez menor e as condições econômicas são mais difíceis, principalmente à medida que as pessoas vivem mais, isso tudo exige uma capacidade de adaptação, que o idoso nem sempre possui, fazendo com que enfrentem diversos problemas sociais.
A qualidade de vida e o envelhecimento saudável requerem uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso, dessa maneira, o presente artigo tem como objetivo discutir sobre a situação social do idoso no Brasil como a aposentadoria, a importância da família e as relações interpessoais.
Desenvolvimento
Na sociedade atual capitalista qualquer valoração fundamenta-se na ideia básica de produtividade. O modelo capitalista fez com que a velhice passasse a ocupar um lugar marginalizado na existência humana, na medida em que a individualidade já teria os seus potenciais evolutivos e perderia então o seu valor social.
Aposentadoria
A aposentadoria foi concebida como uma instituição social, assegurando aos indivíduos renda permanente até a morte, correspondendo a crescente necessidade de segurança individual que marca as sociedades da nossa época. É o trabalho que permite o ato de existir enquanto cidadão e auxilia na questão de se traçar redes de relações que servem de referência, determinando, portanto, o lugar social e familiar. Uma melhoria das condições de