criando uma nova empresa
Este trabalho apresenta detalhadamente os procedimentos para a criação de um novo negócio através de explicações sobre o que deve ser feito durante todos os processos (antes, durante e após) na abertura da empresa. São orientações passo a passo para formalizar a empresa, conceitos de Marketing, passo a passo de como criar um plano de negócios, explicações sobre legislação para as às micro e pequenas empresas, dentre outras informações.
1. INTRODUÇÃO
No Brasil existem inúmeras diferenças sociais, não só entre regiões estaduais, mas também entre os municípios refletindo em constantes lutas para equiparar a igualdade. Dentro deste contexto, percebemos que muitas pessoas estão optando por explorar novos produtos ou serviços na pessoa do empreendedor. Dentro desta ótica, verificamos que os sobreviventes sofrem pressões de diversas variáveis, dentro deste universo dinâmico de negociação. Umas das variáveis impactantes são os altos impostos; percebido como carro chefe para o alto grau de informalidade causando um grande índice de sonegação.
Logo, percebe-se que isto traz malefícios a toda população em comum com a má distribuição de renda e desigualdade social afetando também o setor empresarial, como há uma enorme variedade de negócios a disposição dos empreendedores, e sabe-se que este ramo é variado. Existem vários caminhos rumo ao empreendedorismo, sendo eles a abertura de uma Micro ou uma Pequena empresa. Neste sentido, percebe-se existir uma busca paralela para a sobrevivência das MPE’s utilizando-se do empreendedorismo e da inovação.
Contudo, inúmeros empreendedores buscam soluções práticas para desenvolver seu próprio negócio e com isto alcançar o tão sonhado sucesso.
Segundo Chiavenato (2004) o empreendedor deve possuir as seguintes características: proatividade, sensibilidade para negócios, tino financeiro, capacidades para enxergar as oportunidades e disponibilidade para assumir risco.