crian a e desenvolvimento trabalho pronto
TRABALHO EM GRUPO
UNIUBE – MG
PÓLO DE NOVA GRANADA – SP
201
CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO - CONSTRUTIVISMO
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba como parte das exigências para conclusão do Curso de Pedagogia Etapa 3.
Preceptora: Kely Cristina Munhoz Canile
Professora Tutora:
UNIUBE – MG
PÓLO DE NOVA GRANADA – SP
2015
DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM INFANTIL
Para Vygotsky, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação. Vygotsky acredita que as características individuais de cada ser humano, e até mesmo suas atitudes individuais, estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir da sua relação com os outros indivíduos na sociedade. De acordo com Vygotsky o desenvolvimento – principalmente o psicológico/mental (que é promovido pela convivência social, pelo processo de socialização, além das maturações orgânicas) – depende da aprendizagem na medida em que se dá por processos de internalização de conceitos, que são promovidos pela aprendizagem social, principalmente aquela planejada no meio escolar.
Ou seja, para Vygotsky, não é suficiente ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participa de ambientes e práticas específicas que propiciem esta aprendizagem. Não podemos pensar que a criança se vai desenvolver com o tempo, pois esta não tem, por si só, instrumentos para percorrer sozinha o caminho do desenvolvimento, que dependerá das suas aprendizagens mediante as experiências a que foi exposta.
Neste modelo, o sujeito – no caso, a criança – é reconhecida como ser pensante, capaz de vincular a sua ação à representação de mundo que constitui a sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo onde este processo é vivenciado, onde o