Crian A A Alma Do Negocio
Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
No documentário podemos perceber a solidariedade mecânica presente no momento em que João Lopes Guimarães, 1º promotor de justiça do consumidor do MPSP, afirma: “que as crianças são consideradas incapazes por lei”, considerando que as leis regem a sociedade e fazem parte de um coletivo.
A solidariedade orgânica é mostrada no momento em que a criança dividi as tarefas domésticas com sua mãe, levando em conta que estamos em uma sociedade em que prevalece a divisão do trabalho. Max Weber apresenta a dominação como ordens a serem obedecidas, dentro dessa dominação temos a divisão em: dominação legal, tradicional e carismática.
Na dominação legal no documentário percebemos as empresas que se utilizam da propaganda para promover o consumismo infantil, querendo apenas alcançar seu objetivo obtendo lucros, pois sabem que as crianças farão de tudo para que seus pais compre o que está sendo propagado. Essas empresas possuem um poder de promoção assegurado por lei, pela burocracia.
Na dominação legal na relação professor-aluno é exposta a situação de proibição de determinados professores com relação a utilização de sapato alto dentro das escolas, já que consideram que as meninas ficam impossibilitadas de correr, se eximindo das atividades recreativas.
A dominação carismática é perceptível nas propagandas feitas por celebridades mirins quando induzem as crianças “comuns” comprarem o que está sendo divulgado, considerando que essas crianças receptoras pedirão aos seus pais para comprarem o que está sendo divulgado acreditando dessa forma que passarão a ter a mesma personalidade das celebridades.