Criaciosnismoxevolucionismo/ fósseis

1242 palavras 5 páginas
*Introdução

Sem dúvida, um dos maiores mistérios da humanidade é a origem do homem e o porquê de nós sermos tão diferentes dos animais. O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem.
A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra toda a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos, inclusive a do homem. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. Esta é a idéia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.
Diferentemente do Criacionismo, o Evolucionismo, fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de 5 milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, o qual corresponde ao homem com suas características atuais.
Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes do animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas).

*Desenvolvimento

#Criacionismo x Evolucionismo#

O Criacionismo é a teoria que diz que o Universo e a vida na Terra foram criados por uma ou mais entidades inteligentes (um ou mais deuses).
Para os gregos antigos, foram os titãs que criaram o homem; para a mitologia chinesa, a raça humana foi criada pela solidão da deusa Nu Wa; o cristianismo se baseia nos escritos da Bíblia para explicar a origem do universo e da vida (Deus teria criado os céus, a Terra com toda a vida animal e vegetal e, por fim, o homem).
Os religiosos sustentam que a origem do homem e do próprio Universo estaria contada em seus livros sagrados, como o Gênesis (um dos livros da Bíblia) ou o Corão. Há grupos religiosos que entendem os livros ao pé da letra ("Deus criou o mundo em 6 dias"); mas outros acham a interpretação da

Relacionados