Criacionismo
A ideia de responsabilidade civil é não deixar que uma pessoa, por sua atitude ou decisão, prejudique outra sem ser responsabilizado ou punido. A responsabilidade civil é um dever jurídico sucessivo, haja vista que emerge logo após o descumprimento de uma obrigação, ou seja, descumprimento do dever de não infringir um direito.
A responsabilização pode ser decorrente da violação de normas morais como de normas jurídicas. A moral é criada a partir de um grupo de pessoas que entram em um acordo comum para que possam viver harmoniosamente, levando em consideração costume e religião.
Elementos essênciais da responsabilidade Civil
Há três elementos essênciais na responsabilidade civil: Ato, Dano e o Nexo de causalidade.
O Ato é a investigação da conduta comissiva ou omissiva do sujeito que será imposto a obrigação de reparação civil. É totalmente indispensável, pois alguém deve ser imposto a obrigação de reparação, mas esse alguém não pode ser um sujeito aleatório. após o sujeito do ato ser investigado O dano passa a ser analisado.
Direito da Personalidade
O Direito da personalidade diz que todo indivíduo tem direito de controlar o uso de seu corpo, nome, imagem, aparência ou qualquer outro aspecto constitutivo de sua identidade.
Assim os direitos da personalidade estão vinculados de maneira inseparável ao reconhecimento da dignidade humana, qualidade necessária para o desenvolvimento fisico, psíquico e moral de todo ser humano.
Há três condições essenciais no direito da personalidade: autonomia da vontade, alteridade e dignidade.
A autonomia da vontade diz respeito à autonomia moral de que deve gozar toda pessoa humana. A alteridade representa o reconhecimento do ser humano como entidade única e diferenciada de seus pares, que só ganha forma com a existência do outro. A dignidade é uma qualidade derivada, ou seja, pode existir somente se o ser humano for autônomo em suas vontades e se lhe