CRIACAO EMPRESA TRABALHO ESTAGIO 7 SEMESTE
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 JUSTIFICATIVA 4
2.2 HISTÓRICO 5
2.3 TRIBUTAÇÃO 8
2.3.1 Federais e Contribuições 8
2.3.2 Estaduais 10
2.3.3 Municipais 11
2.4 LIVROS FISCAIS 13
2.5 ENCARGOS TRABALHISTAS 14
2.6 LIVROS CONTÁBEIS 14
2.7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 17
2.8 CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA 21
2.8.1 ESTRUTURA DE CAPITAL, FÍSICA E DE PESSOAL 21
2.8.2 PROJEÇÃO DE COMPRAS E VENDAS 25
2.8.3 PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 28
3 CONCLUSÃO 29
REFERÊNCIAS 30
1 INTRODUÇÃO
Em pesquisa de 1999, o SEBRAE-SP constatou que 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 71% não conseguem chegar a cinco anos de vida. Em comum, essas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: estruturação do negócio, ou planejamento prévio, e administração.
Nesse sentido, o presente trabalho norteia a importância do profissional contábil para que uma empresa consiga ter uma gestão capaz de sobreviver nesse mercado cada vez competitivo. Procura também descrever a amplitude, os mecanismos que se deparam no processo de criação de um estabelecimento comercial, vulgo supermercado, cujo objeto da sua constituição enquadra-se essencialmente na prática de atividade comercial de caráter lucrativa de variados produtos alimentares.
Na atualidade, o setor de supermercados apresenta no seu conjunto, uma similaridade no que tange aos preços praticados, variedade de produtos, tecnologia e serviços prestados, dada a existência de muitas empresas do mesmo ramo. Portanto, vários são os desafios enfrentados pelos empresários na implantação de um investimento de grande relevo, como é o caso de um supermercado, no concernente a atuação e execução dessa atividade mercantil de caráter mero profissional.
Em suma, o escopo principal desse trabalho é apresentar aos futuros profissionais contábeis o papel desempenhado por eles na criação e elaboração do projeto de nascimento