cresois
Essa classe de fenóis é obtida do óleo retirado do alcatrão da hulha(A hulha ou carvão betuminoso é um tipo de carvão mineral que contém betume. Dependendo do teor de carbono, o carvão mineral é classificado como linhito)(também chamado carvão fóssil ou carvão de pedra ), possui fórmula molecular C7H8O. A aplicação dos cresóis na indústria é variada, vai desde a fabricação de conservantes para madeira até a obtenção de explosivos. A utilização como conservante se refere à propriedade repelente do cresol, que afasta o contato de insetos com a madeira. Cresóis são usados para produzir corantes, perfumes e ainda desinfetantes, esta última diz respeito à produção de creolina(e um desinfetante e anti bactericida) e lisol. (Isolantes térmicos, lã de vidro, lã de rocha, poliestireno expandido, poliuretano, borracha elastomérica, fibra cerâmica, forro termoacústico)
Fenol comum
Esse composto fenolitico( são uma classe de compostos químicos que consistem em um grupo .... o que significa gama glutamil transferase) gama glutamil transferase, gama glutamil transpeptidase ou GGT é o exame de sangue no qual são dosados os níveis da enzima gama) é mais tóxico que o cresol, recebe a denominação de ácido fênico ou carbólico, hidroxi benzeno, possui fórmula molecular C6H6O.
Em condições ambientes se apresenta como sólido incolor, é usado na obtenção dos seguintes produtos: aspirina, ácido pícrico, baquelites e fenolftaleína. Veja como se obtêm cada um desses compostos a partir do fenol comum:
Aspirina: esse famoso analgésico é produzido a partir da reação com fenol que dá origem ao ácido salicílico, com posterior reação com cloreto de acetila se obtém o produto final: ácido acetil-salicílico (aspirina ou AS).
Ácido pícrico: produto formado quando um fenol reage com ácido nítrico na presença de ácido sulfúrico, essa reação é denominada de nitração e dá origem ao hidroxi-trinitro benzeno, mais conhecido como Ácido pícrico. Esse composto é usado na