Crescimento e Desenvolvimento
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
STEFANI DOS SANTOS ALVES RA: 816063
Resenha de Crescimento e Desenvolvimento
GUARUJÁ-SP
2014
Influência dos estágios de maturação sexual no estado nutricional, antropometria e composição corporal de adolescentes.
Nas modificações morfológicas acontece o aparecimento do aspecto sexual secundaria alteração na massa corporal magra, distribuição da gordura corporal, aceleração da velocidade de crescimento a fase de estirão puberal e a fusão das epífises ósseas com a parede do crescimento. São responsáveis pelas modificações morfológicas do período puberal a testosterona no menino e o estradional nas meninas.
De acordo com estudo realizado no Brasil usando a teoria de Tanner a maturação sexual se inicia mais cedo no sexo feminino e geralmente nas meninas é até os 13 anos com o desenvolvimento da glândula mamaria os pelos pubianos e a 1 menarca. Enquanto que no sexo masculino se inicia até os 14 anos, eles têm o desenvolvimento genitália seguidos dos pelos pubianos no tórax, bigode, axila, barba e o surgimento de mudança de voz.
A diferença entre os sexos tem relação com a ocorrência dos eventos puberais, mas também pelas funções modificações antropométricas e da composição corporal. Ambos os sexos tem um aumento de massa significativa. Porém no masculino o aumento é mais lento.
A maturação sexual precoce ocorre quando os eventos puberais esteroides sexuais dependentes nas meninas abaixo dos oito anos de idade e nove anos nos meninos.
O estudo realizado tem como objetivo verificar a relação com maturação precoce e adiposidade de distribuição corporal comprova que a menina que tem a maturação sexual precoce tem grandes chances de apresenta na sua vida adulta uma obesidade mesmo que seja necessário um deposito de gordura tanto masculino quanto no feminino para desenvolver a sua fase puberal.
Conclui-se