Crescimento e desenvolvimento econômico
As medidas de crescimento e desenvolvimento de uma economia são freqüentemente confundidas, porém possuem várias diferenças entre elas.
O crescimento econômico é relacionado ao aumento sustentado de uma unidade econômica durante um período, ou seja, é uma elevação da produção da região estudada. É indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico. Um aumento sustentável na renda de um país só é possível a partir do aumento da sua capacidade produtiva, sendo assim, mais fábricas, mais geração de energia e mais empregos.
O desenvolvimento econômico refere-se à produção e riqueza material. Pode ser definido com relação à setores do bem estar econômico e social da população, como pobreza, desemprego, saúde, educação, desigualdade, etc. A forma a qual o desenvolvimento deve ser visto, vem do ponto mínimo de atendimento às necessidades da população, uma vez que um país somente será considerado Desenvolvido, quando estiver em desenvolvimento humano, social e sustentável, pois este, deve estar sempre tentando obter melhorias para a vida das pessoas, e em geral, da sociedade.
Ambos os setores possuem métodos de avaliação. São indicadores, e através desses, é possível definir mudanças, e fazer comparações entre diferentes economias
Para o desenvolvimento econômico, o IDH (índice de desenvolvimento humano) é o índice mais utilizado atualmente. Já no fator crescimento, as avaliações são feitas a partir do PIB (produto interno bruto) ou PNB (produto nacional bruto).
PIB
[pic]
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de