Administraçao pessoal desde da contrataçao até o desligamento
As empresas são incapazes de funcionarem sozinhas, pois elas são construções sociais e necessitam de pessoas para poder concretizar seus objetivos. Se as empresas necessitam de pessoas para sua sobrevivência, precisam também conhecer e gerir esta complexidade,buscando organizar a satisfação dos objetivos individuais e a concretização das metas organizacionais. A complexidade tem como fator relevante o tempo que as pessoas dedicam às organizações, sendo que muitas delas passam maior parte de suas vidas dentro de uma empresa e chegam, em muitos casos, a dedicar se mais à organização do que aos seus familiares .
O tema gestão de pessoas vem ganhando gradativamente maior destaque. O profissional da área, até pouco tempo atrás, limitava-se a emitir a folha de pagamento,admissões e contratações e a cumprir exigências legais. Atualmente, com as constantes mudanças no perfil do consumidor e na demanda de mercado, as organizações passaram a valorizar mais o capital humano. As pessoas passaram a ser vantagem competitiva, parceiros na consecução dos objetivos da organização. Assim, os gestores de recursos humanos devem estar atentos às constantes mudanças. Eles são responsáveis pela aplicação e desenvolvimento das políticas da empresa, pelo planejamento e assessoria à administração geral, direcionando seus esforços para atingir os objetivos organizacionais.
Este artigo tem como objetivo principal, analisar o perfil de profissionais da área de recursos humanos e as técnicas e ferramentas de recursos humanos utilizadas nas organizações.
2 Referencial Teórico
2.1 GESTÃO DE PESSOAS
O tema gestão de pessoas vem ganhando destaque nos últimos anos, como importante área de conhecimento dentro da administração. Gestão de recursos humanos não é apenas a construção de uma visão idealizada do ser humano dentro de uma organização. Lacombe
(2006) apud Krepk e Gonzaga (2008) coloca que a função do líder é buscar administrar com eficiência os funcionários,