Crescimento e Desenvolvimento - Economia C
1.1 Compreender e explicar os fatores que estão na base do aumento da dimensão média das empresas (globalmente falando) e do aumento da concorrência.
O moderno crescimento económico implicou:
a) Alterações na dimensão das empresas:
- aumento da dimensão média das empresas;
- fusão de empresas;
- crescimento da importância das PME
b) Alterações nas condições da concorrência:
- aumento da dimensão das empresas dos mercados (mercado global);
- espaços de integração económica (ex: a EU);
- defesa do comércio livre (pela OMC, o FMI, o BM, etc.)
c) Alterações no papel do Estado.
1.2 Compreender e explicar as vantagens de que as empresas procuram tirar partido ao aumentarem a sua capacidade de produção.
A maior concorrência nestes mercados, mais globais, tem contribuído para a necessidade de a empresa reduzir custos, por forma a colocar no mercado bens e serviços a preços mais baixos. Na busca da minimização dos custos e como resposta ao alargamento do mercado, em resultado do crescimento económico (via maior capacidade de consumo), as empresas procuraram aumentar a sua capacidade de produção para conseguirem tirar partido:
Dos múltiplos descontos concedidos por fornecedores;
Dos custos fixos associados à utilização dos equipamentos;
Das maiores e melhores condições no acesso ao critério.
1.3 Compreender e explicar que o aumento da concorrência no contexto do crescimento económico moderno está associado à abertura dos mercados nacionais, à intensificação da integração económica, ao surgimento de economias emergentes e à deslocalização das produções. As empresas participantes num processo de concentração beneficiam da obtenção de facilidades de financiamento e dispõe de maior poder sobre o mercado, via preço de comercialização, uma vez que se aproximam mais da situação de monopólio, aumentando a possibilidade de obter maiores lucros. O aumento da concorrência como resultado do