CREscimento do feijão
O feijão é uma escolha comum para muitos jardins. Ao compreender as fases de vida das plantas de feijão, os produtores podem ajudar mais no seu desenvolvimento.
Semente
Uma semente de feijão precisa apenas de água e calor para germinar. As sementes têm dois lados chamados cotilédones, que contêm estoques de alimento para que a semente possa sobreviver durante seus primeiros dias de crescimento.
Germinação
Raízes se desenvolvem a partir do feijão, os dois cotilédones se separam e um caule cresce entre eles. Conforme o caule se desenvolve, surgem da planta as duas primeiras folhas redondas.
Ramos
Ramos se desenvolvem a partir das bases das folhas. Folhas novas continuam a crescer com novos brotos de folha, desenvolvendo-se a cada três a cinco dias.
Flores e frutos
As flores aparecem e florescem nas extremidades dos caules. Estas flores, eventualmente, transformam-se em vagens de feijão que secam conforme elas permanecem na planta, e, em seguida, podem ser colhidas.
Tempo de crescimento
Uma semente leva uma média de 11 dias para germinar acima do solo, embora possa ser de três a 40 dias. As plantas tem então uma média de seis semanas para gerar flores, e devem produzir vagens menos de duas semanas após a fase de floração.
1. Importância
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é um dos mais importantes constituintes da dieta do brasileiro, por ser reconhecidamente uma excelente fonte protéica, além de possuir bom conteúdo de carboidratos e de ser rico em ferro.
Cultivado por pequenos e grandes produtores, em diversificados sistemas de produção e em todas as regiões brasileiras, o feijoeiro reveste-se de grande importância econômica e social.
O feijão preto é mais popular no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná, Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. No restante do país este tipo de grão tem pouco ou quase nenhum valor comercial ou