História da Arte
A arte é a expressão de uma época. Nesse texto, discorro sobre alguns momentos da história da arte, pontos principais de algumas correntes da história.
- A arte Grega é uma arte ligada ao espírito, liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles têm como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo Iníciom, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia. A arte Grega não traz a realidade e sim um padrão.
A arte muda conforme o contexto em que está inserida, ela depende do contexto onde acontece.
O homem tem a pintura como magia.
- A arte pré histórica, é considerada um dos períodos mais fascinantes da história humana. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos Inícions que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do Iníciom.
Nessa época o homem desenha o que faz, retratando a natureza. A ligação do homem com a imagem é muito intensa. Para o homem o retrato tira o espírito do elemento. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. O homem tinha rituais, que expressava com ferramentas e magias. Sendo assim, ele se representava em forma de palitinhos, para não perder o seu espírito.
Quando o homem perdeu a magia? Nesse período ocorreu a desconstrução. Com as mudanças climáticas, os animais foram migrando em busca de alimentos e melhores