Crenças Populares
Muitas são as versões que justificam a importância do sal para o imaginário popular de diversas culturas. Por se tratar de um cristal, o esoterismo atribui ao elemento a capacidade de "filtrar" as energias do ambiente.
Para Cáscia Frade, professora de Cultura Popular da UERJ, a significação em torno do tempero pode estar ligada à sua famosa propriedade de conservar os alimentos.
Elevada ao plano místico, ela simbolizaria a purificação e preservação da alma contra tudo o que possa prejudicá-la. Por isso, para imunizar-se contra os males, nada melhor do que um banho de sal grosso.
Outra explicação possível vem do antigo costume de utilizar o tempero como forma de pagamento, o que deu origem à palavra "salário". "
Quando se derrama sal no chão, deve-se jogar uma pitada dele por cima do ombro para neutralizar o azar, que está ligado à perda de dinheiro", explica Paula Simon Ribeiro.
Por que o gato preto é uma figura de mau agouro?
A crendice surgiu na Idade Média, com o estereótipo da bruxa má. Durante a Inquisição, os hábitos noturnos e a pelagem escura foram características que originaram a associação dos felinos às trevas e ao demônio, além da crença de que eles seriam as próprias bruxas transformadas em animais.
Segundo a folclorista Paula Simon Ribeiro, os bichanos iam para a fogueira junto com as supostas feiticeiras.
Especula-se que a perseguição aos gatos pode ainda ter relação com a importância simbólica dos animais para religiões pagãs, como a dos antigos egípcios.
Por que não se deve passar embaixo de uma escada?
Se alguma coisa despencar lá de cima direto na sua cabeça, passar embaixo de escadas pode, de fato, trazer algum prejuízo. Por isso, especula-se que a iminência de um desastre é o motivo que originou essa popular superstição.
Durante os combates na Idade Média, os castelos eram cercados por muralhas e só podiam ser invadidos