Cremona
FLORIANÓPOLIS – SC
TRABALHO DE TRELIÇAS
Trabalho apresentado à disciplina de Análise Estrutural I, como requisito para avaliação da mesma.
FLORIANÓPOLIS – SC
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
INTRODUÇÃO 4
ESFORÇOS INTERNOS NA TRELIÇA 5 Método Gráfico de Cremona 5
Método Computacional 11
Comparação dos resultados entre os métodos 13
Segunda treliça 14
Terceira treliça 19 23
CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25
INTRODUÇÃO
Denomina-se treliça plana, o conjunto de elementos de construção, interligados entre si, sob forma geométrica triangular, através de pinos, soldas, rebites, parafusos, que visam formar uma estrutura rígida, com a finalidade de resistir a esforços normais apenas. A sua utilização na prática pode ser observada em pontes, viadutos, coberturas, guindastes, torres, etc.
Serão utilizados dois métodos de determinação dos esforços internos: Método Gráfico de Cremona e Método Computacional (por meio do Ftoll).
O Método Gráfico de Cremona consiste em desenhar esquematicamente, a escala, a estrutura que deve ser calculada e as forças externas e reações que atuam sobre os nós.
Já o Ftoll é um programa que se destina ao ensino do comportamento estrutural de pórticos planos. Seu objetivo básico é motivar o aluno para aprender o comportamento estrutural.
O objetivo deste trabalho é calcular os esforços atuantes na treliça proposta através do método de Cremona e um Método computacional, analisar o comparativo dos Métodos propostos e desenvolver outros três protótipos de treliças para as forças fornecidas.
ESFORÇOS INTERNOS NA TRELIÇA Método Gráfico de Cremona
Dados utilizados: ρ = 1.090 kg/m³
L= 2,0 m
A= 0,06m x 0,12m = 0,0072 m²
Nome da Madeira: Angelim-Vermelho
Nome científico: Dinizia Excelsa Ducke
Obs.: Dobramos o lado b (dobrando a