Concreto
Mauro César de Brito e Silva1
1 - Conceitos Fundamentais
A análise estrutural é a parte da Mecânica que estuda as estruturas, se preocupando basicamente com a determinação dos esforços e das deformações a que elas estão submetidas quando solicitadas por agentes externos, tais como: carregamentos, variações de temperatura, movimentação de seus apoios e outros. As grandezas fundamentais que serão aqui estudadas são a força e o momento. A noção de força é a mais intuitiva possível: podemos exercer uma força sobre um corpo por meio de um esforço muscular; uma locomotiva exerce força sobre os vagões quando os reboca; uma mola esticada exerce forças sobre peças que fixam suas extremidades; etc. Em todos os casos, deve existir um contato entre os corpos, ou seja, uma força de contato. Há também as forças que atuam sem contato, ou seja, através do espaço. São forças devidas à existência de campos agindo sobre o corpo: forças magnéticas, forças elétricas e forças devidas à gravidade (que são os pesos dos copos). Na figura 1.1 é mostrado a ação do vento soprando horizontalmente um edifício com uma pressão uniforme de 1,0 kN/m 2. As palavras pesos, pressão, carga, etc. são freqüentemente usadas como alternativas da palavra força.
Figura 1.1
Um objeto estacionário exerce força em virtude de seu peso. Na figura 1.2(a), os dois homens (mais o objeto ao lado deles) sobre a viga estão exercendo forças ativas na direção vertical no sentido de cima para baixo. Convencionalmente, estas forças ativas podem ser representadas como mostra a figura 1.2(b). As forças passivas resistentes ou reações exercidas por suportes estão na mesma direção e sentido oposto de baixo pra cima.
Figura 1.2
1
Professor Assistente III, Departamento de Artes e Arquitetura, PUC Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.
1
A água exerce força em todas as direções como mostra a figura 1.3. A intensidade de força cresce com o aumento da profundidade.
Figura 1.3
A