Creche e Jardim de Infância - funcionamento e aspectos organizativos
Funcionamento e aspectos organizativos
Funcionamento e aspectos organizativos
O funcionamento é o conjunto de todas as actividades que se desenvolvam num estabelecimento, envolvendo todo o seu pessoal e as crianças em ligação permanente com os pais e o meio onde se encontra inserido.
Dentro do funcionamento a gestão e a organização interna do estabelecimento são aspectos fundamentais para assegurar a qualidade do atendimento à criança.
Condições de admissão
São condições de admissão de crianças em creches ter idade compreendida entre os 3 meses e meio e 3 anos de idade podendo estes limites ser ajustados aos casos excepcionais designadamente para atender às necessidades dos pais.
As crianças só poderão ser entregues aos pais ou a alguém devidamente credenciado e registado em ficha no acto da inscrição.
A troca de informação no acto da recepção/saída das crianças (cuidados especiais, situações de excepção, ou outras de interesse para o conhecimento e desenvolvimento da criança) deverão ser anotados.
Critérios de Prioridade
Sempre que a capacidade do estabelecimento não permita a admissão do total de crianças inscritas, as admissões far-se-ão de acordo com os seguintes critérios de prioridade: Crianças em situação de risco;
Ausência ou indisponibilidade dos pais em assegurar aos filhos os cuidados necessários; Crianças de famílias monoparentais ou famílias numerosas;
Crianças com irmãos a frequentar já o estabelecimento;
Crianças cujos pais trabalham na área do estabelecimento;
De acordo com o estabelecido no estatuto dos Bombeiros Voluntários, os filhos destes em caso de acidente mortal do pai.
Critérios de Admissão
A admissão de crianças nos estabelecimentos é da responsabilidade das respectivas direcções em colaboração com os serviços locais com responsabilidade no acompanhamento técnico e será feita de acordo com as normas constantes no presente regulamento. Documentação
A inscrição