Creative Commons
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: EDITORAÇÃO
PROFESSOR: MARCOS GALINDO
ALUNAS: Ádja Figueiroa
Gabriella Jacy
Késia Simone
Magda Polyana
Marcela Maria Lourenço
Suellen Ribeiro
Tema: Creative Commons
Segundo o Wikipédia (2013), o Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem por objetivo aumentar a quantidade de obras criativas no mundo, deliberando a utilização de propriedade intelectual, através dos diversos tipos de licenças existentes, permitindo a cópia ou reprodução dos conteúdos intelectuais com menos restrições que os todos os direitos reservados (copyright).
De acordo com o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (2012), Eldred Abelson se juntou com dois ativistas políticos, entre eles o advogado e Lawrence Lessig, para lutar pelos interesses comercias e não comerciais na justiça no início do ano de 1999, esta atividade levou o nome de Copyrights Commons. No final deste mesmo ano um dos ativistas pediu a modificação do termo, passando a ser chamado de Criative Commons. Após a rejeição do juiz da época o grupo recorreu diversas vezes e sendo aceito só no ano de 2002. Lawrence Lessing foi então o presidente da organização bem como o dito fundador do Criative Commons, na California, EUA.
A chegada do reconhecimento desta nova licença ao Brasil, foi proporcionada pelo cantor e compositor Gilberto Gil através de viagens feitas ao EUA, trazendo e colocando em prática com um projeto na Câmara dos Deputados.
TIPOS DE LICENÇA
No blog BlogosferaLegal (2010) , encontra-se a informação que existem seis tipos de licença disponíveis que são elas:
Licença By
É a licença mais livre, ela permite que a obra seja distribuída, copiada, executada, transmitida, exibida, alterada, modificada por terceiros, desde que seja dado ao autor os créditos pela criação original. Aceita criação de obras derivadas, seja para fins comerciais ou