Creatinina e Ferro
Também chamado: creatinina; creatinina no sangue; creatinina na urina
Nome formal: Creatinina
Exames relacionados: Ureia; relação ureia/creatinina; taxa de filtração glomerular calculada; depuração da creatinina; urinálise; relação proteinúria/creatinina; microalbuminúria
Este exame mede a quantidade de creatinina no sangue ou na urina. A creatinina é um resíduo produzido nos músculos de uma substância chamada creatina, que faz parte das reações que produzem a energia necessária para a contração muscular. A produção de creatinina ocorre em uma velocidade relativamente constante e é quase toda excretada pelos rins. Por isso, seu nível no sangue é uma boa medida da função renal.
Os resultados da medida da creatinina no sangue e na urina podem ser usados para calcular a depuração da creatinina, que é outra medida da função renal.
Como a amostra é obtida para o exame?
Uma amostra de sangue é obtida de uma veia do braço. Além disso, pode ser pedida a coleta de urina de 24 horas.
É necessário algum preparo para garantir a qualidade da amostra?
Nenhuma
Como o exame é usado?
A creatinina no sangue é usada junto com a ureia para avaliar a função renal, em avaliações de rotina ou para acompanhamento da evolução e do tratamento de doenças renais e doenças que podem comprometer os rins, comodiabetes. Usa-se também antes e durante tratamentos que podem prejudicar a função renal, como alguns medicamentos e contrastes radiológicos.
Os resultados das dosagens de creatinina no sangue e na urina são utilizados para calcular a depuração da creatinina, que mede a capacidade de filtração dos rins.
Como a creatinina é produzida e excretada a uma velocidade relativamente constante, é usada como correção de muitas medidas de substâncias na urina, que, em vez de serem expressas em quantidade por volume, são expressas em quantidade em relação à creatinina urinária. Exemplos: medidas na urina de proteínas ou de hormônios.
A