Crea
Da mesma forma que existe o Conselho Regional de Medicina (CRM) para os médicos, e outros profissionais em seus respectivos campos, os engenheiros, agrônomos e arquitetos devem ser registrados no CREA para poderem exercer sua profissão.
Além das áreas que dão nome ao conselho, o CREA também é responsável por fiscalizar as atividades de geologia, geografia e meteorologia, além de atividades relacionadas a técnicos industriais de nível médio e outros tecnólogos.
Registro CREA
Todos os profissionais das áreas de engenharia, agronomia e arquitetura devem se registrar ao CREA como meio de assegurar os direitos, tanto no âmbito dos empregados (direitos trabalhistas), como no de prestação de serviços. Tudo isso para fiscalizar o uso das atribuições da profissão.
Para realizar o registro junto ao CREA, o profissional da área deverá fazer o pedido junto ao diretório regional do conselho. Isso será feito através do preenchimento de fichas e envio de documentações, além do pagamento de uma taxa de abertura e de mensalidades ou anuidades.
Áreas profissionais do CREA
O CREA atua na fiscalização, controle e orientação das seguintes áreas profissionais: Engenharia Civil, Agronomia (ou Engenharia Agronômica), Engenharia Sanitarista, Engenharia Ambiental, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Cartográfica, Engenharia Hídrica, Engenharia Naval, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica, Engenharia