CRASE
Em nomes femininos - Em situações nas quais houver um termo que exigir dois elementos básicos: a preposição “a” + o artigo feminino “a”. EX - Refiro-me à professora querida.
*Dica : É só substituirmos a palavra feminina por uma masculina. Caso ocorra nessa substituição a combinação do artigo “a” + o artigo “a”, que forma “ao”, existe a crase. EX - A homenagem foi feita à professora. = A homenagem foi feita ao professor.
Antes de nomes geográficos - Nesse caso, uma boa dica é você substituir o verbo da frase por “voltar”. Caso o resultado seja “voltar da”, a crase é necessária. EX - Iremos à Bahia. = Voltamos da Bahia. Caso o resultado seja " voltamos de ", não se utiliza a crase. EX - Viajaremos a Roma. = Voltaremos de Roma.
Em pronomes demonstrativos - a + aquele = àquele. EX - Eu irei àquele bosque. a + aquela = àquela. EX- Ontem, fomos àquela praça para tomarmos um delicioso sorvete. a + aquilo = àquilo. EX - Preste atenção àquilo, parece um objeto estranho.
Quando não se utiliza a crase ?
Antes de palavras masculinas. EX - Na fazenda, nossa melhor diversão é andar a cavalo. Antes de verbos que estão no infinitivo. EX - De repente, começou a chover. Antes de palavras escritas no plural. EX - Costumo ir a festas de aniversário dos meus amigos. Antes de numeral. EX- O número de convidados para a festa já chega a duzentos. OBS - Se o número indicar horas, temos uma locução adverbial. Nesse caso, devemos utilizar a crase. Antes de pronomes que exigem o uso do artigo. EX- Todos os presentes foram entregues a mim.
Quando o uso da crase é facultativo ?
Antes de pronomes possessivos femininos. EX - Desejei boa viagem à (a) minha prima. Depois da preposição “até”. EX - Devemos ir até a (à) secretaria para pegar a transferência. Antes de nomes próprios femininos (de pessoas). EX - Dirigi-me a (à) Paula no sentido de lhe dar a boa notícia