Cranio
Na região abdominal , a dobra cutânea é determinada no sentido paralelo ao eixo longitudinal do corpo , aproximadamente a 2 cm à direita da borda lateral da cicatriz umbilical.
Entre MULHERES , a espessura da dobra cutânea subescapular é obtida obliquamente ao eixo longitudinal, segundo orientação dos arcos costais, e localizada a 2 cm abaixo do ângulo inferior da escapular. Na região supra ilíaca ,a espessura da dobra cutânea é localizada e medida de maneira idêntica a observada entre homens. Para obter a medida da espessura da dobra cutânea da coxa, a perna direita é deslocada ligeiramente à frente , e a perna direita é deslocada ligeiramente à frente , e o peso corporal é sustentado quase totalmente sobre a perna esquerda. Destaque –se a dobra cutânea no sentido paralelo ao eixo a dobra cutânea no sentido paralelo ao eixo longitudinal da perna, sobre o musculo do reto femoral , no terço superior da distancia do reto femoral ,no terço superior da distancia entre o ligamento inguinal e a borda superior da rotula.
Estimado o valor equivalente à densidade corporal, pode- se então calcular a gordura relativa ao peso corporal com base nas expressões matemáticas. Com o fim de proporcionar resultados imediatos as tabelas , apresentam valores preditivos para a densidade corporal, simultaneamente com suas conversões em quantidades de gordura relativa ao peso corporal , de representativa amplitude de variação do somatório das medidas de espessura das três dobras cutâneas envolvidas em cada equação proposta.
Em relação à localização dos pontos anatômicos relacionados as dobras cutâneas envolvidas em seus cálculos, as destacadas nas regiões tricipital, supra ilíaca e abdominal coincidem com a padronização proposta anteriormente para as equações especificas. No entanto, com relação à espessura da dobra cutânea peitoral é determinado obliquamente ao eixo peitoral e acompanha o sentido entre a linha axilar e o mamilo. Sua localização corresponde à