Crack
O site traz dados, informações, consequências do uso, campanhas de combate e como o apoio da família é importante para ajudar o usuário a superar o vício.
Estudantes concorrem a prêmios para trabalhos contra as drogas
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) lançou cinco concursos relacionados à prevenção ao uso do crack e outras drogas. Os concursos incentivam a participação de estudantes de diferentes níveis de ensino, abordando diversas mídias e passam a fazem parte do plano integrado de enfrentamento ao crack e outras drogas. A iniciativa pretende levar à escola e à sociedade a discussão sobre a prevenção e combate, por meio da participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Haverá entrega de prêmios e os trabalhos deverão ser enviados até 25 de abril e os editais podem ser acessados na página do Senad.
Algumas drogas:
Álcool – Seu principal agente é o etanol (álcool etílico). Possui grande aceitação social e seu consumo é estimulado pela sociedade e por propagandas, porém é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central e pode causar dependência e mudança de comportamento. Seu uso excessivo pode causar problemas de saúde, como o alcoolismo, e geralmente está ligado a acidentes de trânsito e violência.
Cigarro – Começou a ser fabricado em 1840, mas há relatos do seu uso há pelo menos mais de 10 mil anos antes de Cristo. São aproximadamente 1,2 bilhoes de fumantes no mundo. A nicotina é mais viciante do que o álcool, cocaína e morfina. Algumas substâncias são soltas no ar juntamente com a fumaça expelida pelo fumante, o que causa maleficios também a quem não fuma, mas está perto do fumante ou no mesmo ambiente.
Crack – Deriva da planta do coca, resulta da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada resultando em grãos que são fumados em cachimbos. Seu consumo é maior que o da cocaína. Como seu efeito dura menos, ela é causa dependência em