A cura
Nome do aluno:
Número: 10
Turma: 801
Série: 7° série / 8° ano
Professor:
Tema: Ascensão de Adolf Hitler
Bimestre: 2° bimestre
Valor: 2 pto.
Introdução
Berlim, 30 de janeiro de 1933. O ex-marechal-de-campo Hindenberg, presidente do Reich, nomeia Hitler para o posto de chanceler. É o início da sua ascensão ao poder total.
Nuremberg, 4 de setembro de 1934. Congresso anual do Partido Trabalhista Social Nacional Alemão, mais conhecido como Partido Nazista. Aos 45 anos, Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, tem poder quase absoluto. Discursando da plataforma, mobiliza quinhentos mil correligionários frenéticos. A ideologia do Partido Nazista é populista, nacionalista, extremamente racista e imperialista. Os alemães consideram-se os representantes puros da raça ariana. As intenções do partido são explicitamente declaradas por Hitler no seu livro Mein Kampf, publicado em 1924.
Na década de 1930, a Alemanha, arrasada pelas perdas da Primeira Guerra Mundial, sofre uma profunda depressão econômica e uma grave crise de desemprego. Quem aparece para salvar o país é Hitler. Ainda existem registros sobre os acontecimentos desta época. São trechos do filme "Triunfo da Vontade", da propagandista Leni Riefenstahl. Embora Leni nunca tenha pertencido ao Partido Nazista, fez dois filmes sobre seus importantes congressos. São filmes longos, cansativos e impopulares, mas oferecem algumas imagens inesquecíveis.
Hitler acaba com o desemprego na Alemanha através de um maciço programa de militarização. Todo o país dedica-se a fabricar armas e a se preparar para a guerra.
Fora da Alemanha, Hitler não é levado muito a sério, embora ele afirme que está determinado a reerguer a Alemanha.O instinto de propaganda de Hitler, sua busca incessante pelo poder absoluto e sua capacidade de manipular as multidões fazem dele quase um gênio.
O povo germânico aceita-o por completo, e os que resistem tornam-se bodes