Cr tica em rela o a realidade da defici ncia intelectual e a sexualidade
CRÍTICA EM RELAÇÃO A REALIDADE DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A SEXUALIDADE
Mesmo nos dias atuais, com tantas informações e inovações, ainda existem muitos tabus e preconceitos com relação à deficiência intelectual, principalmente dos pais que reagem de forma negativa, quando recebem o diagnóstico da sua criança, gerando sentimentos de revolta, culpa, medo do futuro, rejeição, entre outros. O papel dos pais é importante no processo de educar, integrar, compreender a criança com deficiência intelectual. Muitos pais não querem, não acreditam na capacidade de seus filhos e são vistos como mal informados, não envolvidos no processo.
Muitas vezes para os pais, aceitar a sexualidade de seu filho com deficiência intelectual é algo inconcebível, preferindo assim, esconder seu filho e qualquer tipo de informação sexual, negligenciando assim, sua educação para o futuro.
Existe resistência dos pais em relação à aceitação do filho com deficiência intelectual, a dificuldade de compreender a deficiência e a falta de interesse em buscar informações para um melhor desenvolvimento do seu filho, para que assim, viva de forma harmônica com a família e a sociedade. É preciso em primeiro lugar que os pais entendam as reações emocionais, intelectuais, a importância de uma reeducação social, psicológica, para que a pessoa com a deficiência possa desenvolver suas capacidades.
Os pais precisam receber melhores orientações (informações adequadas, programas e grupos direcionados a esse público), para que assim, possam conviver, nesse contexto e ajudar seus filhos a um desenvolvimento sadio e adequado, para que sua conivência com a sociedade seja de total inclusão.