CPCC Aula 02 Resumo
Aula-tema 02: Ética Profissional
Neste mundo globalizado, muito tem se esquecido dos princípios fundamentais da convivência e da prática profissional. A ética vem na contramão das necessidades de atingir os objetivos profissionais e pessoais a qualquer preço. O objetivo de todo ser humano é de se estabelecer profissionalmente, porém a ética deve ser o alicerce de sua vida profissional e pessoal.
Com o passar dos anos, houve uma mudança substancial nos procedimentos e exigências fiscais e comerciais votadas à contabilidade, e esta mudança se intensifica com as modificações introduzidas pelo processo de convergência das normas internacionais de contabilidade, International Financial Repoting Standarts –
IFRS (Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros) com as normas brasileiras, construindo uma contabilidade brasileira com características próprias.
Há uma exigência cada vez maior que o profissional de contabilidade tenha uma visão que não se restrinja à técnica e, ao mesmo tempo, tenha uma postura diferenciada. Na busca desse perfil, o profissional contábil também precisa realizar sua função de responsabilidade social, cumprindo suas atribuições de forma ética e confiável, conquistando melhor valorização no mercado atual.
“A palavra ética vem do grego derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral” 1. É o estudo dos valores morais e princípios do comportamento humano.
“A ética e a moralidade das pessoas ou dos grupos não consiste meramente no que elas fazem costumeiramente, mas no que elas pensam que é correto fazer, ou não são obrigadas a isso” (Silva apud FIPECAFI, 1997).
Segundo Silva (2011, p.323) “nesse mesmo contexto, a ética profissional diz respeito à conduta do profissional em meio a um conjunto de normas alinhadas aos objetivos profissionais, quer sejam médicas, contábeis, de engenharia etc. Esse conjunto de normas,