CPC 26 2
CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Projeto Integrador de Iniciação Científica
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (r1)
Andressa Araujo
Marcell Solazzo
Mayara Lopes
Taís de Melo
SANTO ANDRÉ/SP
2014
Projeto Integrador de Iniciação Científica
Andressa Araujo
Marcell Solazzo
Mayara Lopes
Taís de Melo Eleutério
Projeto Integrador de iniciação cientifica apresentado ao curso de graduação de Ciências Contábeis da UNIESP-IESA como requisito para aprovação da disciplina em epígrafe do semestre vigente.
Orientadora:
Profª Sandra Egydio Pereira da Silva
SANTO ANDRÉ/SP
2014
INDICE
1 Pronunciamento Técnico CPC 26 5
1.1 Objetivo 5
1.2 Alcance 5
1.3 Definições 5
1.4 Demonstrações Contábeis 6
1.4.1 Finalidade das demonstrações contábeis 6
1.4.2 Conjunto completo de demonstrações contábeis 6
1.4.3 Considerações gerais 7
2 REFERENCIA 8
INTRODUÇÃO Em 2005 através da Resolução CFC Nº 1.055/05 foi criado o CPC (Comissão de pronunciamentos contábeis) com o objetivo de estudar, preparar, e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza priorizando a convergência da contabilidade brasileira dos padrões internacionais. Foram emitidos diversos pronunciamentos técnicos entre eles o Pronunciamento Técnico CPC26 que abrange a Apresentação das Demonstrações Contábeis parte do qual este trabalho abordará.
1 Pronunciamento Técnico CPC 26
1.1 Objetivo De acordo com CPC o objetivo do CPC 26 é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da entidade, quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades, estabelecendo requisitos gerais para a apresentação da demonstrações contábeis, diretrizes para sua estrutura e os requisitos mínimos para o seu conteúdo.
1.2 Alcance Segundo o CPC, este pronunciamento