Cpc 06
RIO, 20 DE FEVEREIRO DE 2013.
DISCIPLINA: CONTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
PROFº.: RICARDO DAVID
ALUNO: MOISÉS LUIZ
B&T ASSOCIADOS CORRETORAS DE CÂMBIO LTDA
FEVEREIRO/2013
Pronunciamento Técnico CPC 06
OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 17 (IASB)
Objetivo
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer, para arrendatários e arrendadores, políticas contábeis e divulgações apropriadas a aplicar em relação a arrendamentos mercantis
Aplicação
Este Pronunciamento não se aplica a acordos que sejam contratos de serviço que não transfiram o direito de usar os ativos de uma parte contratante para a outra.
Definição De Arrendamento Mercantil
É um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por um período de tempo acordado. A definição de arrendamento mercantil inclui contratos para o aluguel de ativo que dê ao arrendatário a opção de adquirir o ativo após o cumprimento das condições acordadas no contrato. Esses contratos são por vezes conhecidos por contratos de aluguel-compra.
Classificação Do Arrendamento Mercantil
A classificação de arrendamentos mercantis adotada neste Pronunciamento baseia-se na extensão em que os riscos e benefícios inerentes à propriedade de ativo arrendado permanecem no arrendador ou no arrendatário. Os riscos incluem as possibilidades de perdas devidas à capacidade ociosa ou obsolescência tecnológica e de variações no retorno em função de alterações nas condições econômicas. Os benefícios podem ser representados pela expectativa de funcionamento lucrativo durante a vida econômica do ativo e de ganhos derivados de aumentos de valor ou de realização do valor residual.
Arrendamento Mercantil Financeiro
É aquele em que há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à