cp4 Dr1
DR 1
Identidade / Alteridade
O processo identitário é iniciado no momento em que nascemos.
Inseridos num contexto socioeconómico, cultural ou familiar, no geral somos influenciados a adquirir determinados valores que vão regendo a nossa vida.
A identidade inicia-se em características físicas, o nosso nome próprio, a nossa cara isto parece-me ser o que inicialmente nos diferencia de outras pessoas.
A identidade promove a continuidade do individuo, de um grupo ou sociedade, uma vez que perante uma situação de conflito o individuo inicia um processo que pode culminar numa rutura ou readaptação, este processo promove a continuidade e a mutação do ser humano, só ficam aqueles que se adaptam e forem mais fortes geneticamente.
Mas como não podia deixar de ser a identidade não se pode desconectar de Alteridade este processo é um processo chave, pois é com este que vamos reforçar a nossa identidade, a capacidade de olhar para o outro, dá-nos muitas vezes a hipótese de escolher o que queremos para nós. A alteridade em mim deu-me a possibilidade de ser uma pessoa pluricultural, penso que a alteridade tem tudo a ver com o meio em que estamos inseridos, mas nem sempre temos a possibilidade de escolher por vezes adquirimos características que são de um grupo ou sociedade.
A alteridade refere-se à aceitação das diferenças, aceitando-os e respeitando-os como são. Através de processos de socialização as pessoas têm a capacidade de definir a sua identidade.
Racismo e Xenofobia
Racismo e a Xenofobia são dois temas intemporais que directas ou indirectamente nos afectam.
O racismo não é nada mais que a suposta superioridade de uma raça em relação a outras raças. O racismo acha por direito o domínio e a repressão de raças consideradas inferiores, o racismo é uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias, esta relação de superioridade já acompanha o homem a muitos séculos até aos dias de