teoria da liquidez
VALE DO JURUENA
BACHARELADO EM CIENCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA LIQUIDEZ
Acadêmicas:
Edilene Teixeira de Souza
Rosiany Dias de Oliveira
Orientador: Prof. Mestre Wilson Antunes de Amorim
JUÍNA/2014
INTRODUÇÃO
.
O estudo da liquidez visa conhecer a capacidade de pagamento da
empresa, isto é, suas condições financeiras de cobrir no vencimento todos seus compromissos passivos assumidos.
Observa-se que todas as áreas de atuação, o mercado está cada vez mais competitivo, empresa tem buscado diferencial para manterem-se atuantes no âmbito empresarial e obterem sucesso nas suas operações, bem como na melhor atitude de tomar decisões, estão trabalhando cada vez mais em busca de recursos e novas estratégias gerenciais.
TEORIA DA LIQUIDEZ
Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro. A rapidez de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor mede sua liquidez, em outras palavras é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro. Quanto mais rápida for essa conversão, mais líquido esse bem será.
A teoria da Liquidez estuda a contabilidade a partir dos efeitos e consequências provocados pela liquidez ou da sua falta, junto ao patrimônio da Azienda, a capacidade de pagar da empresa depende da disponibilidade imediata do dinheiro. Em uma Azienda o fluxo circulatório monetário, funciona como algo essencial para garantir a existência. A capacidade de pagar as obrigações assumidas pela Azienda no prazo previsto evidencia a competência do patrimônio em gerar recursos. E a este fenômeno chamamos de Liquidez.
LIQUIDEZ E RENTABILIDADE
Segundo Mauricio (2012), “a rentabilidade é um importante indicador de desempenho de um negócio. Serve para medir o potencial que o negócio tem em se pagar, com base no investimento realizado em sua aquisição ou estruturação”. Além da