Cozinhas
Intrudução
Escolhi este tema do arroz de sarrabulho porque surgui curiosida e interesse como e qual o trabalho antes de ter aquele saboroso e maravilhoso prato de sarrabulho e não só ,tambem fiquei curioso como os antigos faziam este prato trabalhoso , por isso decidi pesquisar como é feita a matança do porco tradicional, a chouriça do dia,o verde ,as tripas ….
Indice
Intrudução 2 Matança do porco (tradicional) 4 Dia da matança 5 Dia da desmancha 10 Dia do sarrabulho 13 Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho de Ponte de Lima 14 Anexo 15 Bibliografia 16
Matança do porco (tradicional)
A matança era uma das mais significativas festas de família na qual participava toda a família e por vezes vizinhos também eram convidados, o que se compreende na medida em que a carne de porco e a batata eram a base essencial da alimentação e a auto-suficiência permitia viver sem excessivo recurso ao exterior. Matava-se tantos mais porcos quanto ao estatuto social e a condição financeira o permitiam: a riqueza avaliava-se pelo número de porcos que se matava, conceito velho como a Arca de Noé.
A carne era racionada de modo a durar todo o ano, até à próxima matança, os untos e pingos constituem uma preciosa reserva que substituía o azeite, pois a miséria podia ressonar à porta de gente boa e trabalhadeira.
Nos tempos antigos os lavradores criavam os porco durante 4 anos para assim serem melhores pois a carne ficava mais saborosa .
Os porcos eram criados e alimentados com refeições à base de batata, milho, legumes e o farelo, e viviam nas cortes, os baixios da casa de moradia da família.
A matança do porco era feita no inverno altura em que as atividades agrícolas estão reduzidas ao mínimo e a temperatura fria permitia a sua conservação
Geralmente aproveitava-se a ocasião do carnaval ,para depois festejar o domingo gordo já com as carnes da matança . A matança