cotação funcional em montagem de conjuntos
COTAÇÃO FUNCIONAL EM
MONTAGEM DE CONJUNTOS
1
A análise funcional do PROJETO e PROCESSO, utilizado por empresa de ponta, principalmente as automobilísticas, mas desconhecida da grande maioria das industria. Uma ferramenta importante é a COTAÇÃO FUNCIONAL sendo a funcionabilidade observada no Projeto e no Processo, criando a interligação e o
sincronismo desses dois setores, minimizando os custos do projeto inicial de um produto (planejamento do produto/processo).
IMPORTÂNCIA E QUALIDADE DO DIMENSIONAMENTO (COTAÇÃO)
Quando se projeta um produto, temos que levar em conta, simultaneamente, as condições de uso e fabricação, num estudo minucioso das características de forma e do material, devem conciliar as exigências da utilização com o processo de fabricação, tornando-o mais econômico possível.
Observar adequadamente o produto em função dos meios disponíveis de produção: máquinas, ferramentas e dispositivos devendo o desenho ter todas as informações necessárias para a manufatura, logo as considerações de utilização e de fabricação importam ao produto, as cotas dos desenhos definam a cada peça a ser fabricada uma maneira racional, completa e sem ambigüidades.
Na análise do desenho, as dimensões, definidas pela Engenharia de Produto, devem se cuidadosamente escolhidas, satisfazendo as seguintes condições:
-
Definição completamente e sem ambigüidade o produto em análise.
-
As tolerâncias de fabricação devem ser as mais amplas possíveis desde que compatíveis com o funcionamento e a intercambiabilidade desejada.
-
Permitir ao fabricante a possibilidade de aproveitar a cotação da melhor maneira possível. EFETUANDO UMA COTAÇÃO
A cotação de uma peça é bem simples quando não levamos em conta a sua funcionalidade, pensamos simplesmente nas dimensões, assim pensamos somente na peça e não na montagem em um conjunto, no processo de fabricação e em sua função, notamos então que esta forma é incorreta e