cosmovisão o missionaria
IGREJA METODISTA WESLEYANA
Professor Pastor Josenildo
ETNOCENTRISMO E COSMOVISÃO MISSIONARIA
RafaEl de Douza Schetino Bastos
Volta Redonda, 20 de setembro de 2014.
ETNOCENTRISMO
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.
É a nossa tendência natural de julgar o comportamento das pessoas de outras culturas pelos padrões de comportamento e conceitos de valores da nossa cultura. O que fazemos está sempre certo; o que os outros fazem é que está errado. Julgamo-nos sempre superiores às pessoas de outras culturas e acreditamos que a nossa cultura é o padrão da verdade. Aprendemos que devemos fazer e pensar desta e daquela maneira, e qualquer pessoa que pensa ou aja diferente de nós está errada. Entretanto, as pessoas de outras culturas pensam o mesmo a nosso respeito. Isto é etnocentrismo.
O etnocentrismo se baseia em nossos sentimentos e conceitos de valor acerca da cultura dos outros, já os mal-entendidos transculturais decorrem de nosso desconhecimento da cultura do povo ao qual evangelizamos. Alguns missionários americanos na Índia, ao entrarem em um restaurante, viram que as pessoas levavam o alimento à boca com as mãos. Então perguntaram a um indiano porque elas não usavam talheres, e se não consideravam esta prática anti-higiênica. E o indiano respondeu: "Não consideramos falta de higiene comer com as mãos, pois as lavamos muito bem antes de comer. Achamos que" os talheres são anti-higiênicos, pois inúmeras pessoas os levam à boca, cremos que possam transmitir doenças infectocontagiosas". Entretanto, os indianos adoram o rato, um dos maiores agentes transmissores de