Cosmetologia
Introdução
Com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações como aparecimento de rugas, diminuição da espessura da epiderme, ressecamento, que modificam seu aspecto, o qual é caracterizado pelo envelhecimento cutâneo.
A natureza expressa sua perfeição através dos três reinos naturais: mineral, vegetal e animal. A diferença entre os três reinos é o grau de complexidade de suas estruturas. O homem busca nestes reinos os recursos naturais para a manutenção e aprimoramento da estética de seu corpo.
A cosmética e os bioativos têm como proposta atuar nas estruturas extremas do corpo humano (pele e cabelos) de forma idêntica aos processos vitais, auxiliando o metabolismo para que se possa prolongar a juventude, retardando o envelhecimento. Cosmetologia é a ciência que serve de suporte à fabricação dos produtos de beleza e permite verificar as suas propriedades. A utilização tópica de itens que tenham identidade com a pele e cabelos baseia-se em:
Fornecimento de precursores biológicos;
Catálise de reações vitais;
Seqüestro de radicais livres;
Manutenção do teor de água;
Formação de filmes protetores;
Reestruturação de estruturas danificadas;
Lubrificação adequada dos tecidos;
Condicionamento e brilho.
Classificação de Produtos Cosméticos
Os grupos de produtos estão enquadrados em quatro categorias e classificados quanto ao grau de risco (Resolução RDC nº 79, de 28 de agosto de 2000) a que oferecem dados a sua finalidade de uso, para fins de análise técnica, quanto do seu pedido de registro, a saber:
A - Categorias:
Produto de Higiene
Cosmético
Perfume
Produto de Uso Infantil
B - Grau de Risco:
Grau 1 - Produtos com risco mínimo, ou seja, são produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cuja formulação se caracteriza por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às