Cosmeticos
A Avon é líder mundial em vendas diretas de cosméticos, com 3,9 milhões de revendedores independentes espalhados em mais de cem países. Os revendedores Avon vendem os produtos nos Estados Unidos desde 1886. A empresa está presente no Brasil há 44 anos, possui uma rede de aproximadamente
800.000 representantes de vendas e possui no país sua segunda maior unidade mundial. Atualmente é líder do setor nacional de vendas diretas de cosméticos e a maior competidora global da Natura. Aproximadamente 90% das vendas diretas do país são oriundas destas duas companhias.
O posicionamento de preço da Avon é diferente do praticado pela Natura.
Enquanto sua estratégia envolve ganhar participação de mercado com a venda de produtos mais baratos (destinado à classe C e D), a Natura foca na venda de produtos que possuam alto valor de percepção, permitindo-lhe estipular preços mais altos (classe A e B).
Sabe-se que as duas empresas possuem planos de conquistar novos segmentos de mercado. A Natura pretende aumentar a exposição para a classe C enquanto a Avon pretende alcançar a classe B e A. Apesar de abrir oportunidade para crescimento adicional de ambas, há riscos inerentes nesta decisão pois, as empresas passariam a competir em preço, produtos e clientes, e caso venham realmente a implementar essa estratégia, sinalizariam ao mercado que enxergam um crescimento limitado no atual nicho de atuação.
79
A Avon, assim como a Natura, também está focada no desenvolvimento de novos produtos com a diferença que grande parte das pesquisas são realizadas no exterior. Outra diferença entre as competidoras está no tipo de produto vendido.
Apesar de vender os mesmos produtos que a Natura, como ilustrado na tabela 9, a
Avon apresenta nos catálogos de venda uma vasta diversidade de produtos terceirizados como CDs, lingerie, sapatos, utensílios domésticos, chás, entre outros, que também são comercializados por suas