coservação de energia
TÍTULO
· CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
OBJETIVOS
· DETERMINAR AS FUNÇÕES ESPAÇO X TEMPO E VELOCIDADE X TEMPO.
· OBTER O MOMENTO DE INÉRCIA AO REDOR DO EIXO DE ROTAÇÃO.
· VERIFICAR A CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA DO SISTEMA.
Introdução
Esse relatório, referente a unidade V - Conservação de Energia, tem como objetivo determinar as funções espaço - tempo e velocidade - tempo, através dessas, obtemos o momento de inércia ao redor de seu eixo de rotação e verificar a conservação de energia mecânica do sistema.
Inicialmente podemos citar a energia no sistema mecânico simples, sem atrito, em que a energia cinética e potencial podem desempenhar o mesmo papel e mais tarde incluiremos sistemas nos quais podem ocorrer o atrito e outras forças dissipadas, com isso usaremos generalizações que permitem incorporar outros tipos de energia, tornando o princípio da conservação de energia uma das leis físicas, mais gerais e mais amplamente aplicáveis.
Teoria
A energia pode transforma-se de cinética para potencial, ou vice-versa, nos processos mecânicos. Por exemplo, um corpo atirado para cima com velocidade inicial Vo, retorna à mesma posição com a mesma velocidade em sentido contrário, se desprezarmos a resistência do ar. Isto é, na ausência de força dissipativa, a energia cinética inicialmente fornecida ao corpo é a mesma na posição final. Porém, no fenômeno descritivo, essa energia se transforma. Quando o corpo sobe, diminui sua velocidade e sua energia cinética; porém o corpo ganha altura e portanto, energia potencial. Na altura máxima tem somente energia potencial, pois sua velocidade é nula. no retorno perde energia potencial, pois perde altura mas, adquire energia cinética. No final recupera sua energia cinética inicial.
Parte Experimental
Para determinar o tempo de desenrolamento, engate o disco de Maxwell no dispositivo de liberação, que