corrupçao
Trabalho realizado por: Rui Carapinha nº 24 Liliana Loureiro nº 15 Ralph nº Rafael nº
Breve Introdução
A máquina de Atwood inventada em 1784 por George Atwood. É uma máquina simples que nos permite demonstrar em laboratório, pelas acelerações dos corpos em movimento, as leis da mecânica. A máquina consiste em 2 corpos ligados de massas m1 e m2 presos por um fio que passa por uma roldana fixe, ela permite-nos tornar a queda de um objeto tão lenta quanto se queira.
Objetivos
Identificar as forças que actuam sobre um sistema de corpos ligados por um fio.
Identificar as situações em que a massa do fio e da roldana são desprezáveis.
Reconhecer que o movimento do sistema é uniformemente variado.
Relacionar a velocidade e a aceleração dos corpos ligados.
Aplicar a Segunda Lei de Newton ao sistema de corpos ligados.
Relacionar a aceleração do sistema de corpos ligados com a massa total do sistema e com a diferença entre as massas dos dois corpos.
Aplicar a Lei de conservação de energia a um sistema de corpos ligados.
Material Utilizado
Cronómetro
Fio Inextensível
2 Corpos, de massas m1 e m2
Roldana, com pouco atrito
Fita Métrica
Suporte
Garras
Procedimento Primeiro, pesou-se as massas dos respetivos corpos e registou-se que a massas eram de 99,86g para o corpo A e 51g para o corpo B. Seguidamente, preparou-se a máquina de Atwood, ligando os dois corpos por um fio, com massa desprezável, fazendo-o passar por uma roldana. Esta roldana estaria ligada a uma garra, montada no topo de um suporte, construindo um modelo parecido com o seguinte: Posteriormente, usou-se dois pontos de referência medindo a altura entre eles que era de (ESQUECE-MO-NOS DE REGISTAR CARALHO! :O). Com a ajuda de um cronómetro digital, pussemos o corpo A em baixo e largámos registando depois o tempo