Corrosão
Introdução:
Os carros auxiliam no deslocamento e/ou transporte da população, de bens ou serviços. Atualmente, os automóveis estão entre os bens de maior necessidade, expandindo sua relevância a diversos campos da natureza humana. O automóvel, hoje, representa para muitos um símbolo. Em teoria, as pessoas optam por veículos por necessidade, porém a indústria automóvel já percebeu que os veículos poderiam ter maior ou menor procura em função de sua aparência. Um automóvel pode transmitir uma “imagem” do seu dono ou de como ele gostaria de ser.
A indústria automobilística utiliza o aço galvanizado para fabricação de veículos desde a década de 1970, nos EUA e Canadá, para aumentar a resistência à corrosão dos carros. Em 1998, houve um grande marco na indústria siderúrgica, que lançou o chassi de aço ultra leve, pesando 25% a menos que os tradicionais de aço.
A galvanização, em conjunto com o sistema de pintura, constitui a principal forma de proteção à corrosão atmosférica para a indústria automotiva. A quantificação dos ganhos é bastante complexa. Há a diminuição da taxa de corrosão e também a confiabilidade dos clientes que compram tal veículo.
No Brasil, com os revestimentos de zinco, hoje a garantia de proteção contra corrosão é oferecida pelos principais fabricantes de veículos, e varia de 6 a 12 anos, podendo chegar a 30 anos, dependendo do fabricante. Nos veículos, além do chassi, a galvanização pode ser feita nas chapas de aço que compõem a carroceria
Tecnologia atual e novas tecnologias para evitar a corrosão na indústria automobilística
Introdução:
Os carros auxiliam no deslocamento e/ou transporte da população, de bens ou serviços. Atualmente, os automóveis estão entre os bens de maior necessidade, expandindo sua relevância a diversos campos da natureza humana. O automóvel, hoje, representa para muitos um símbolo. Em teoria, as pessoas optam por veículos