CORROSÃO
Hoje em dia a metalografia já é considerada uma das análises mais importantes para garantir a qualidade dos materiais no processo de fabricação e também para a realização de estudos na formação de novas ligas de materiais.
Esta prática se torna complexa, pois os materiais apresentam diferentes morfologias dependendo dos tratamentos térmicos aplicados e também da composição química empregada. 2. PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS METALOGRÁFICAS DE UM AÇO SAE 1045 PARA TRATAMENTO TERMICO (TEMPERADO) A preparação de amostras metalográficas visa tornar a superfície uma parte representativa da amostra, minimizando defeitos que possam “mascarar” as micrografias.
As principais etapas de preparações de amostras são: corte, embutimento, lixamento, polimento e ataque químico.
PRINCIPAIS ETAPAS 2.1. CORTE
Dependendo do tamanho ou do formato de uma peça, ela precisará de ser cortada, então é realizado um corte na peça deixando-a com uma superfície plana, com a menor deformação possível e em seguida usa-se o apoio de um arame para facilitar o manuseio da peça durante o tratamento.
2.2. TRATAMENTO TERMICO (TEMPERADO)
Liga o forno e o mantém em 840°C durante 02 horas para que a temperatura em seu interior fique homogênea e somente após estas 02 horas coloque a peça no forno e a deixa permanecer por no mínimo uma meia hora, e passado este período retire a peça do forno e faça um resfriamento rápido depositando a peça em um recipiente contendo água, durante este resfriamento fique girando a peça dentro do