corrosão e proteção catodica galvanica
CORROSÃO E PROTEÇÃO CATÓDICA GALVÂNICA
Docente: Cinthia Santos Soares
Discentes: Ana Beatriz Souza de Mattos da Silva, Marcos Vinícius Nascimento Silva. Simey Lopes Rodolfo e Thiago José Pinheiro dos Santos.
Data de realização da prática: 06 de dezembro de 2013
Data de entrega do relatório: 13 de dezembro de 2013
SUMÁRIO
1. Introdução 2
2. Objetivo 3
3. Materiais e Métodos 4
4. Resultados e discussão 5
4.1. Corrosão galvânica 5
4.2. Proteção catódica galvânica 7
4.1. Proteção catódica por corrente impressa 8
5. Conclusão 10
6. Referências Bibliográficas 11
1. Introdução
A corrosão é um .
2. Objetivo
O
3. Materiais e Métodos
Inicialmente, sete .
4. Resultados e discussão Inicialmente, quando os pregos de aço e a placas de zinco foram imersos na solução de ácido clorídrico por cerca de dez minutos, houve a remoção química das camadas de óxidos que revestiam os corpos de prova, em ambos os casos. É provável, inclusive, que o próprio ferro metálico dos pregos e o zinco metálico da placa também tenham sofrido corrosão pelo ácido clorídrico após a remoção da camada de passivação que os envolvia, formando cloretos de ferro e cloreto de zinco na superfície dos corpos de prova. Ao final do processo, quando os corpos de prova foram lavados, o excesso do produto de corrosão formado em decorrência da reação com o ácido clorídrico foi facilmente removido da superfície dos corpos de prova em água corrente com sabão.
4.1. Corrosão galvânica
Ao realizar o experimento, foi constatado que ao redor da placa de cobre a solução adquiriu uma leve coloração rosa, ao passo que ao redor do prego de aço a solução adquiriu uma leve coloração azulada. A cor rosa observada deve-se ao fato da solução ao redor da placa de cobre ter ficado alcalina. Deste modo, com o aumento da concentração de íons hidroxila (HO-) nessa região, o indicador ácido-base fenolftaleína - que estava presente no