Corrosão por cloro
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ANÁLISE DA CORROSÃO DO FERRO EM SOLUÇÃO DE NaCl
Aluno: David Ribeiro da Silva
Matrícula: 20871448
Manaus – AM
2013
INTRODUÇÃO
A corrosão é um mecanismo que proporciona a deterioração gradativa de materiais, principalmente em superfícies metálicas, as quais devem ser tratadas devido a esses ataques por gases nocivos, umidade ou em outro eletrólito líquido, que oxida o ferro e outros metais [1]. Íons Após o contato temporário desses eletrólitos com o metal, os íons – no caso do ferro – com carga positiva Fe2+, passam para a solução, desse modo os elétrons passam pelo aço para o catodo, sendo absorvido pelos constituintes do eletrólito, formando íons hidroxilas (OH-) quando em soluções aquosas [2]. Um dos maiores fatores que ocasionam a corrosão do ferro, é a presença de íons cloreto (Cl-) nas soluções em contato com o ferro, sendo a própria atmosfera, agente carregado desses íons. Atualmente existem inúmeros trabalhos e avanços para o combate e prevenção da ação dos íons cloreto, principalmente em armaduras de concreto, onde em contato com a atmosfera – rica em cloreto – tem sua durabilidade reduzida, mais ainda se for localizada em regiões marítimas [3], pois somente o concreto hidratado possui pH<12,5[4]. Quando é atingida a corrosão, pontos específicos são formados, como o anodo e o catodo na solução, onde pode ser descrito nas equações abaixo [2]: Anodo: Fe → Fe2+ + 2e- Catodo: H2O + ½O2 + 2e- → 2OH- (meio aerado) 2H2O + 2e- → H2 + 2OH- (meio não aerado) ou 2H+ + 2e- → 2H → H2 (meio ácido)
PARTE EXPERIMENTAL
Serrou-se uma barra de aço de construção (possivelmente 1020) em pedaços de aproximadamente 2 cm, lixou-se essas barras e em seguida foram medidas suas massas.
Posteriormente, preparou-se três soluções de NaCl, com concentração de 1%, 5% e 10% e adicionou-se 100 mL de cada solução em