Introdução
Este trabalho tem a finalidade de elaboração de mostrar a necessidade de um plano de negócio em uma empresa. Portanto o Plano de Negócios é uma ferramenta de muita utilidade ao empreendedor. Com ele fica mais fácil obter um financiamento para o empreendimento, além de servir como um guia a ser seguido aumentando as chances de sucesso. Um novo empresário/empreendedor que se nega a utilizar o plano de negocio pode estar a caminho da falência mesmo no inicio de seu negócio, pois a empresa não irá para frente só contando com a sorte. O plano de negocio não tem que ser necessariamente algo sofisticado, complexo de difícil entendimento. Essa característica de plano de negocio pode deixar para as grandes empresas. Para as pequenas e médias empresas o melhor é prisão pela simplicidade para não se perderem ao meio do caminho.
Avaliação do Plano de Negócio
A maior motivação de hoje em dia para a elaboração do plano de negócios continua a ser a obtenção de financiamento para a empresa. Qualquer empreendedor que se queira lançar num negócio deve logo construir o documento. Isto irá ajudá-lo, em primeiro lugar, a clarificar e materializar a ideia que tinha da mente de início.
No final do plano de negócios, o empreendedor fica mais alertado contra os possíveis riscos e ameaças no novo negócio, podendo levar mesmo à conclusão de que a empresa não será sustentável (o que é preferível à falência rápida da empresa). O negócio poderá arrancar com muito mais confiança, e com visão, metas e objetivo muito melhor definidos. Desta forma, o plano de negócio não é apenas um documento que fica estático numa prateleira durante 12 meses, mas que é atualizado quando surgem novas condições de mercado, ou quando ocorrem oportunidades estratégicas