Corrosão Eletrólise
Neste trabalho vamos abordar obre o tema, Corrosão Eletrólise, a Corrosão é a destruição ou deterioração de um material devido à reação química ou eletroquímica com seu meio.
Corrosão é a transformação de um material pela sua interação química ou eletroquímica com o meio
Eletrólise é uma reação não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica, proveniente de um gerador (pilhas). É o inverso das pilhas.
A eletrólise possui muitas aplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio, alumínio e etc. Também na produção de não-metais como cloro e o flúor e ainda substâncias como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas. Essa técnica de deposição em metais é conhecida como galvanização. Os mais comuns são a deposição de cromo (cromagem), níquel (niquelagem), prata (prateação), ouro (dourar), usados em grades, calotas de carros, emblemas, peças de geladeira, jóias, aparelhos de som. É utilizada também na purificação ou refino eletrolítico de muitos metais, como cobre e chumbo. Em processo de anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para que seja mais resistente à corrosão. É feita a anodização em alumínio.
Conceito
A corrosão, segundo a concepção mais difundida, é a deterioração de um material, geralmente metálico, decorrente da ação química ou eletroquímica do meio ambiente, associada ou não a esforços de natureza mecânica.
2.1.1 Corrosão eletrolítica
É aquela que se verifica como consequência da diferença de potencial elétrico entre dois pontos (ou áreas) de uma superfície metálica. A diferença de potencial estabelecido pode estar relacionada a diversos fatores, tais como: diferença de natureza química, diferença de composição, diferença de tamanho cristalino, diferença de aeração, descontinuidade em filmes superficiais, tensões diferenciais,