Corrosão metalica
O estudo da corrosão de superfícies é importante para solução de problemas de peças e equipamentos. Ter conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender seus mecanismos de atuação e suas causas é importante para saber que medidas devemos tomar pra prevenir sua ocorrência ou minimizar os impactos gerados. O objetivo desse artigo é apresentar de forma objetiva o conceito de corrosão, seus mecanismos de desgastes, tipos e materiais que podem ser utilizados em superfícies para prevenção.
Revestimentos relacionados:
• Carboneto de Cromo
• Carboneto de Tungstênio
• Carboneto de Tungstênio Cromo
Introdução
O estudo da corrosão de superfícies é importante para a solução de problemas de peças e equipamentos. Ter o conhecimento dos tipos de corrosão existentes, compreender os seus mecanismos de atuação e suas causas é importante para se saber que medidas devem ser tomadas para prevenir a sua ocorrência ou minimizar os impactos gerados por ela.
O objetivo desse artigo é apresentar de forma bastante objetiva o conceito de corrosão, seus mecanismos de desgastes, tipos e os materiais que podem ser utilizados em superfícies com o objetivo de prevenção.
O que é corrosão?
Todos os materiais possuem uma iteração com o meio ambiente e eles são transformados pela sua interação química e eletroquímica. Na maioria dos casos essa interação provoca a deterioração das propriedades do material. A corrosão pode ocorrer em diversos materiais. Nesse trabalho o objetivo é abordar o assunto da corrosão metálica.
Classificação dos processos de corrosão
Corrosão Eletroquímica: Este tipo de corrosão metálica ocorre quando há a presença de água. Nesse processo corrosivo estão envolvidos um condutor (metal) e um condutor iônico (eletrólito) em uma solução, tendo assim a formação de uma pilha com a circulação de elétrons na superfície metálica.
Corrosão Química: Esse processo de corrosão é também conhecida por oxidação. Ela acontece quando existe a ação de