corrosao
• 2 H+ + 2e ---> H2 (meio ácido não aerado)
• O2 + 4H+ + 4e ---> 2H2O (meio ácido aerado)
• 02 + 2H20 + 4e ---> 4(OH-) (meio neutro aerado)
Estas reações ocorrem na região onde a corrente elétrica abandona o eletrólito e entra na estrutura (área catódica). Exemplo, dutos que estão enterrados próximos de estações de energia.
4) A diferença em termos de resistência à corrosão entre os materiais 14 e 36.
Os dois aços são o mesmo, AISI 410, que diferem entre si por ser ativo ou passivo, ou seja, o aço AISI 410 (ativo) se encontra mais próximo à extremidade anódica, logo este apresenta maior facilidade de corrosão quando comparado com o aço AISI 410 (passivo) que se encontra próximo à região catódica.
5) Faça um esquema mostrando como funciona um sistema de proteção catódica por corrente impressa, indicando claramente os elementos que o constituem e a função de cada um.
Nos sistemas com corrente impressa, a proteção do aço submerso consiste na aplicação de uma corrente catódica, com auxílio de um gerador de corrente contínua (ou um retificador). É necessária a presença de um eletrodo anódico para que possa haver a transferência de elétrons para a região exposta à corrosão. No processo de corrente impressa, o ânodo é polarizado para valores de potencial acima (mais nobres) do valor de potencial ao qual se estabiliza o cátodo. A diferença de potencial entre ânodo e cátodo é compensada pela fonte de corrente. Assim, não é necessário que o ânodo se dissolva, pois poderá ser um metal inerte que apenas sirva como um meio de transferência de elétrons.
6) Explique como podem ser utilizadas as tabelas práticas de potencial de corrosão para selecionar materiais para serem utilizados em água do mar.
Para a água do mar como solução aquosa, existe a tabela para soluções básicas. Da mesma forma que nas outras