Corrosao de Estruturas
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA MATUTINO
MÉTODOS DE PREVENÇÃO DE CORROSÃO
FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS
Montes Claros – MG
Novembro/2013
ALUNO DO 2o PERÍODO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA MATUTINO
MÉTODOS DE PREVENÇÃO DE CORROSÃO
Trabalho dirigido pelo professor Frederico Alvarenga com o intuito de desenvolver o conhecimento do acadêmico de Engenharia Mecânica sobre o assunto e enriquecer seu campo de estudo sobre métodos anticorrosivos.
FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS
Montes Claros – MG
Novembro/2013
Corrosão de Estruturas
1. Introdução
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas. O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
A corrosão consiste no desgaste do material em questão o que com o tempo leva a sua deterioração e o fim do mesmo.
O processo de corrosão sempre foi e ainda é um dos maiores males a ser enfrentado pelo mundo. E não pense que a corrosão está apenas nos metais. Qualquer material que ao contato com algum ambiente, ou algum outro material, e sofre desgaste, é considerado um material corrosivo. Esse mal afeta a muitas áreas de produção industrial. Portando é de fundamental importância o estudo dos fenômenos corrosivos e suas causas para um bom profissional saber como lidar com ela e obter uma prevenção qualitativa e efetiva para proteger o material de um desgaste não desejado que causaria uma dor de cabeça desnecessária ao consumidor e fabricante.
O estudo a seguir vem com o intuito