CORROS O EXERC CIOS 1
Responder as questões e se prepara para defesa do trabalho em dia a ser marcado oportunamente antes da prova final.
CORROSÃO – MECANISMOS E TIPOS
EXERCÍCIOS
1) Conceitue Corrosão como um processo de deterioração.
Deterioração dos materiais em virtude da ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar associada ou não a esforços mecânicos. Prejudica diretamente a confiabilidade da integridade física.
2) Conceitue corrosão eletroquímica e corrosão química, inclusive do ponto de vista da presença de água (corrosão aquosa e corrosão seca).
Corrosão eletroquímica: possui a presença de água em estado líquido, temperaturas abaixo do ponto de orvalho e formam pilhas ou células eletroquímicas.
Corrosão química: não possui a presença de água em estado líquido, temperaturas acima do ponto de orvalho e tem interação direta entre o metal e o meio.
3) Por que os processos corrosivos são espontâneos? Explique porque os íons metálicos passam para a solução.
4) O eletrólito é fundamental no funcionamento das células de corrosão eletroquímica, sobre o eletrólito: A - Conceitue o que é eletrólito, B – Indique a origem do eletrólito na atmosfera, no solo e em águas doce e salgada.
a) O eletrólito é a solução condutora ou condutor iônico que envolve simultaneamente as áreas anódicas e catódicas. Em outras palavras, é meio em que tem contato com a estrutura metálica.
5) Quais são os principais elementos de uma pilha eletroquímica?
Área anódica: superfície onde se verifica o desgaste (reações de oxidação).
Área catódica: superfície protetora onde não há desgaste (reações de redução).
Eletrólito: solução condutora ou condutor iônico que envolve simultaneamente as áreas anódicas e catódicas. Em outras palavras, é meio em que tem contato com a estrutura metálica.
Ligação elétrica entre as áreas anódicas e catódicas.
6) As células de corrosão eletroquímica são constituídas de quatro elementos essenciais ao funcionamento das mesmas: área anódica,